segunda-feira, 27 de julho de 2009

Urubu carioca come Peixe na praia de Santos

O mar não estava para Peixe. Quem foi assistir ao duelo entre Santos e Flamengo no domingo, 26 de julho, viu o time do técnico Luxemburgo ser derrotado por 2 a 1. Até aí nada de mais! O interessante é que os torcedores também presenciaram o time rubro – negro quebrar um tabu de nunca ter vencido o Santos na Villa Belmiro. É caro leitor o dia era do Urubu.

Sei que não sou ambientalista nem biólogo, mas tal derrota tem uma explicação. Um navio da empresa petrolífera, que patrocina o Flamengo, passava pelo mar de Santos e por um deslize derramou óleo no habitat natural dos peixes. Como conseqüência do desastre um Peixe apareceu boiando na praia e o Urubu que nunca tinha comido Peixe na Vila Belmiro se fartou.

Para quem não se lembra, os urubus alimentam-se, principalmente, de carne de animais mortos. É isso mesmo! O Santos apresentou um futebol apático durante o primeiro tempo tendo, apenas, um chute rasteiro de Neymar, defendido por Bruno, aos 46.

No segundo período o Peixe usou as suas forças para tentar lutar contra a poluição e sobreviver. Tal esforço teve retorno que veio dos pés de Robson que mandou para o fundo da rede do goleiro flamenguista. Ufa! Parece que o animal aquático conseguiu se livrar das manchas, rubro – negras, que o contaminava. Mas como diz o ditado, “Alegria de Peixe, ô desculpe! De pobre acaba cedo”.

Já agonizando o animal alvinegro não conseguiu se segurar e morreu. Aí entra em ação uma ave muito importante na limpeza do meio ambiente. O Urubu – Rei, quer dizer Urubu - Imperador. Adriano, não vendo reação do Santos, foi obrigado a marcar o gol do empate. E para completar, aos 42, Pará se precipitou e tocou a bola para o fundo de seu próprio gol.

Vale lembra que quando muitos animais são exterminados por doença, o Urubu ajuda a controlar a epidemia comendo os animais mortos e agonizantes. Foi o que fez o Urubu da Gávea, que nunca tinha comido Peixe na praia de Santos.