sábado, 17 de outubro de 2009

Bahia. Uma história hegemônica em decadência

O Bahia, mais conhecido como “Tricolor de Aço”, não vem fazendo jus ao seu passado histórico e hegemônico. Um time que foi o pioneiro do futebol baiano, hoje se encontra em uma situação que nem o seu mascote, o Super – Homem, pode resolver. O clube, ao invés de estar brigando por uma vaga na série A do Campeonato Brasileiro, está lutando contra a série C. Sinceramente, essa trajetória não combina com o futebol da Bahia.

É difícil acreditar que o primeiro clube brasileiro á ganhar um título nacional (a Taça Brasil de 1959), está há mais de dez anos sem levantar um “Caneco” para a sua torcida. Falando em torcida, o Bahia também foi o primeiro clube nordestino a possuir maior média de público no Campeonato Brasileiro. Foram três vezes: em 1985, em 1986, e em 1988, quando foi campeão.

Devolva meu Bahia! Esse é o grito que sai da garganta do torcedor que, acostumado a viver em mar de alegrias, está vendo, sem poder fazer nada, a equipe tricolor indo para o fundo do poço. E agora? Quem poderá nos defender? Acredito que para o Bahia voltar a ser hegemônico será necessário relembrar não só o futebol dos velhos tempos, mas também é preciso resgatar as bases da administração.

Hoje, o tricolor baiano não tem muita representatividade no futebol de elite do Brasil, mas há de se considerar que ele também já foi um clube de respeito quando se tornou o primeiro time a representar o País na Libertadores, em 1960. Infelizmente, viver só de passado não dá e já está mais do que na hora dos baianos assistirem um BA – VI pela série A do Brasileirão. Quando isso vai acontecer? Não sei, mas eu acredito!

Mesmo com astros a favor, Vitória terá páreo duro no domingo

Para vencer o Náutico, no próximo domingo (18), o Vitória terá que fazer jus às características do seu signo, o Leão. De acordo com a astrologia entre as palavras chaves que definem os leoninos estão a vitalidade e o domínio, dois fatores fundamentais para uma equipe de futebol, principalmente para os rubro-negros que precisam vencer para continuar sonhando com a Libertadores.
Ultimamente o Vitória vem de duas conquistas. Primeiro, a diretoria conseguiu desbloquear suas contas, que estavam presas por causa de dívidas trabalhistas e Viáfara, que estava contundido, já está a disposição de Mancini. Dessa forma, pode – se afirmar que os astros estão a favor do clube baiano, mas é bom tomar cuidado porque tem um Timbu querendo acabar com o bom momento do Leão.
Mesmo estando na zona de rebaixamento, os alvirrubros não pretendem respeitar o adversário e vêm com tudo para cima do Vitória. "Temos condição de brigar de igual para igual com qualquer time da Série A. A partir do momento que vencemos o líder do Brasileiro e dominamos os 90 minutos da partida, não temos o que temer", alerta o técnico Geninho.
Portal Futebol Baiano

Vitória tem que fazer dever de casa para sonhar com Libertadores

Depois de conseguir um empate de 0 a 0 contra o Santos, nesta segunda-feira (12), no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Vitória agora se concentra com o objetivo de vencer as partidas realizadas no Barradão. Dessa forma, a equipe espera conquistar uma classificação para a Libertadores.
Se o resultado foi frustrante para alguns torcedores, para os atletas e a comissão técnica foi motivo de alegria e esperança. “Está todo mundo de parabéns. A idéia era vencer, mas o empate foi bom pelas circunstâncias do jogo. Vamos continuar trabalhando para buscar os pontos dentro de casa para almejar alguma coisa no Brasileirão”, afirma o goleiro Gleguer.
O Vitória está na 10ª colocação, a seis pontos do G-4, com 47% de aproveitamento e 41 pontos ganhos. O time rubro-negro enfrenta o Náutico no próximo domingo (18), no estádio Manoel Barradas (Barradão). A equipe alvirrubra, que vem embalada por uma vitória de 3 a 0 em cima do líder Palmeiras, está na 18ª posição com 29 pontos e 33% de aproveitamento.
Portal Futebol Baiano

Santos convoca torcida para tentar triunfo em cima do Vitória

Depois de empatar com o Flamengo, o Vitória agora se concentra para enfrentar o Santos na próxima segunda-feira (12), no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo.

O time paulista, que vem motivado pela vitória por 1 a 0 contra o Sport, em Recife, convoca a torcida para tentar um triunfo em cima dos rubro-negros e embalar no Campeonato. "Queremos que o torcedor do Santos mostre sua força e apóie a equipe que busca essa vitória imprescindível para nossas pretensões no Brasileiro. Conto com este retorno da torcida nesta partida", solicita Vanderlei Luxemburgo, técnico do Peixe.

O Leão, além de não ter o apoio total dos torcedores, não poderá contar com o goleiro Viafara e o atacante Derlei. Os atletas ainda realizam tratamento no Departamento médico do clube.

Mancini se orgulha por quebrar tabu, mas cobra mais concentração

Esporte Clube Vitória/DivulgaçãoDepois de empatar em 3 a 3 com o Flamengo, nesta quarta-feira, 7, no Barradão, o técnico do Vitória, Vagner Mancini, justifica os motivos do resultado, que deixou um sentimento de frustração na torcida rubro-negra baiana.

"Faltou um pouco de concentração no início do jogo. Foram dois tempos distintos. No primeiro, sofremos dois gols, um em uma jogada muito bem feita e outro em uma falha. No segundo tempo, marcamos melhor e dominamos o meio-campo, mas, infelizmente, pecamos no fim da partida", explicou.

Mesmo sabendo que os atletas fizeram um bom jogo, Mancini atenta que sempre há fatores técnicos que precisam ser ajustados. Ele reconhece o esforço e a dedicação dos jogadores e se orgulha por ter quebrado o tabu do Flamengo, que não tomava gols há seis partidas. "O time me agradou. O Vitória fez um grande jogo e o empate, mesmo que no fim, não vai diminuir o que os atletas fizeram em campo. Eles correram e lutaram até o fim do jogo. Enfrentamos uma equipe que subia na classificação e que não tomava gols há seis jogos e tomou três", concluiu.

O técnico do Leão gostou do ritmo de jogo apresentado pelas duas equipes. Ele acredita que a postura ofensiva dos times foi o fator principal para a saída de gols. "Todos nós assistimos a um jogo de futebol onde as equipes foram ofensivas e buscaram o gol. Por isto deixaram espaços que foram bem aproveitados pelos dois times".

Barradão com clima de decisão no próximo final de semana

O Internacional é o próximo adversário do Vitória no Barradão. Depois de perder, em casa, para o Cruzeiro o time gaúcho quer esquecer a derrota e, para isso, pretende encarar cada partida como uma decisão. “É complicado perder pontos dentro de casa, mas temos que, de agora em diante, fazer nossa parte e não pensar nos outros concorrentes. Cada partida será uma final", projeta o meia Andrezinho.

Nesta terça-feira (15) a equipe colorada realiza treinos pela manhã e pela tarde. Quem acha que é cansativo, está enganado. A determinação dos atletas e a vontade de levar os três pontos para casa é tão grande que não dá para pensar em descanso. "Acredito que o Inter está no caminho certo e o jogo contra o Vitória será fundamental", avisa o zagueiro Bolívar.

O Leão terá que se dedicar o máximo na partida deste sábado (19). O time rubro-negro, que está em 12° no Brasileirão, enfrentará a equipe que mais conquistou vitórias até agora. São 13, no total. Além disso, o Inter é o dono do melhor ataque, com 47 gols marcados em 24 jogos disputados. O time colorado segue na segunda posição do Brasileirão, com 43 pontos e 60% de aproveitamento. O Vitória tem 33 pontos e 46% de aproveitamento.